Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Oferta elevada pressiona mercado de farelo de soja

A oferta elevada de farelo de soja deve manter pressão sobre os preços nos próximos meses, em um cenário em que a demanda interna segue limitada. De acordo com dados do Itaú BBA Agro, a combinação de margens de esmagamento desfavoráveis e excesso de produto já faz com que indústrias considerem antecipar paradas para manutenção ou até reduzir o ritmo de processamento, o que impacta também os mercados de óleo e biodiesel.

Embora as exportações brasileiras de farelo sigam firmes, não têm sido suficientes para enxugar o excedente de produto no mercado interno. No mesmo período, a demanda chinesa por soja brasileira permanece aquecida, impulsionada pelo impasse comercial com os Estados Unidos. Caso esse cenário se prolongue, a tendência é de valorização do grão no Brasil, pressionando ainda mais as margens de esmagamento e reduzindo a oferta interna de óleo de soja — fator que pode encarecer o biodiesel.

No cenário internacional, o óleo de soja em Chicago deve continuar volátil, refletindo as incertezas em torno da política de biocombustíveis nos EUA e a recente decisão da Agência de Proteção Ambiental (EPA) sobre isenções a pequenas refinarias. Ainda assim, as margens de esmagamento norte-americanas seguem positivas, o que sustenta o avanço do processamento no país.

A MM Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia