Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

ILPF transforma pecuária de Mato Grosso em modelo sustentável e lucrativo

A Associação Rede ILPF e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) fecharam parceria para inclusão do Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no conteúdo programático da iniciativa “ABC+ em Ação”. Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Estado, a ação tem como objetivo levar informação e capacitação a produtores rurais e profissionais do setor sobre os resultados socioeconômicos e ambientais proporcionados pelos sistemas integrados.

O “ABC+ em Ação” será executado em 17 municípios mato-grossenses. As primeiras etapas já ocorreram em Sinop, Campo Novo do Parecis, Rio Branco, Porto Estrela, Santa Cruz do Xingu, Confresa e Ribeirão Cascalheira. As próximas serão em: Alto Taquari (19), Aripuanã (29), Juruena (30), Nova Bandeirantes (02/10), Carlinda (03/10), Jaciara (09/10), Alto Paraguai (10/10) e Poconé (17/10), além de um grande evento de encerramento em Cuiabá em 23 de outubro.

Photo: Juliana Sussai

O sistema ILPF é uma estratégia de produção que combina diferentes sistemas produtivos: agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, seja em consórcio, sucessão ou em rotação de culturas, gerando benefícios para todas as atividades. A prática intensifica de modo sustentável o uso da terra, protege e fertiliza o solo, promove a economia de insumos e consequente redução de custos, e simultaneamente eleva a produtividade em uma mesma área, diversificando produção e fontes de receita.

Ao mesmo tempo, o sistema é ambientalmente correto, com baixa emissão de gases de efeito estufa e permite o sequestro de carbono, tornando a atividade mais resiliente às mudanças climáticas. Culturas agrícolas como grãos [soja e milho] e produção de fibras [algodão] podem ser utilizadas na ILPF.

A modalidade pecuária contempla, sobretudo a bovinocultura de corte ou leite e a parte florestal envolve a silvicultura, com destaque, por exemplo, para o plantio de eucaliptos. Diferentemente do senso comum, a ILPF pode ser adaptada para pequenas, médias e grandes propriedades, em todos os biomas brasileiros. “O Brasil tem 159 milhões de hectares de pastagens que podem ser convertidos em áreas de ILPF, ampliando ainda mais a área de produção agropecuária no País sem qualquer necessidade de novas aberturas”, assinala o presidente-executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro.

Atualmente, a Rede ILPF chega nacionalmente a cerca de 17,4 milhões de hectares, indicam números da Rede. “A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta significa a emancipação do produtor. De que forma? Porque tem uma renda de curto prazo, que são as lavouras de grãos e cereais. Tem o gado no médio prazo e o componente florestal no longo prazo”, ressalta Matturro.

Este novo acordo se soma aos Programas Integras da Rede ILPF em cinco Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul – além de convênio em nível nacional com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source