![]()
Áreas das regiões Norte e Nordeste do país, além do norte de Mato Grosso, permanecem sob alerta de perigo para chuvas intensas nesta quarta (26) e quinta-feira (27), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que entrou em vigor às 9h40 de hoje e segue até as 10h de amanhã, prevê volumes elevados de precipitação — entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia — acompanhados por ventos fortes, de 60 a 100 km/h.
De acordo com o Inmet, o cenário eleva o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Entre as áreas mais suscetíveis estão regiões do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, sul do Maranhão e do Piauí, além de grandes porções da Bahia, Tocantins e de Mato Grosso. Também aparecem no mapa de risco localidades do Centro Amazonense e do Norte Amazonense, do Sudeste Paraense e da Região Metropolitana de Salvador, no litoral baiano.
Além do aviso de maior gravidade, o instituto emitiu um segundo alerta, de perigo potencial, com início às 10h desta quarta e validade até as 10h de quinta-feira, englobando áreas do centro de Mato Grosso, norte de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Para essas regiões, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h, indicando baixo risco para ocorrências como interrupções no fornecimento de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
