Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Projeto leva carne suína à merenda escolar em sete municípios de Mato Grosso

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), afiliada da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), percorreu sete municípios mato-grossenses com o projeto “Carne Suína na Merenda Escolar”. As cidades visitadas foram Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Araguainha, Itiquira e Ponte Branca. O objetivo da iniciativa foi conhecer de perto a realidade das escolas quanto à oferta de carne suína na alimentação dos estudantes e futuramente capacitar os profissionais responsáveis pela merenda, apresentando a proposta de realizar uma palestra sobre “Mitos e Verdades” da carne suína, além de uma oficina gastronômica utilizando ingredientes presentes nas cozinhas escolares, combinados a cortes suínos diferenciados, para apresentar pratos atrativos para as crianças, balanceados e nutritivos, com custo acessível.

De acordo com a gestora da Acrismat, Karina Queiroz, a receptividade foi positiva: “Todos os municípios se mostraram bastante interessados com o projeto e agora vamos aguardar para montarmos uma agenda de cursos. Infelizmente constatamos que, de todos esses municípios, três ainda não ofertam a carne suína na merenda, seja por questões religiosas ou puro preconceito. Outros oferecem, mas de forma esporádica. Mesmo assim, estamos animados, porque fomos muito bem recebidos e as nutricionistas demonstraram interesse em implantar a iniciativa”, destacou.

Para fortalecer o diálogo, a Acrismat utilizou materiais da ABCS que abordam a nutrição, a segurança e os benefícios da carne suína na infância e no processo de aprendizagem, sempre em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O material de apoio está disponível ao público na cartilha “Carne Suína na Alimentação Escolar”, que pode ser acessada neste link.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, parabenizou a estadual pela iniciativa: “Criamos esse material com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), para potencializar o trabalho desenvolvido pelas nossas afiliadas. Ficamos felizes em vê-lo sendo colocado em prática. A carne suína tem enorme potencial para abastecer escolas em todo o Brasil, beneficiando os estudantes e também os produtores locais”, finalizou.

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source