Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Algodão em MS: produtores da Região I devem regularizar cadastro até 2 de março

Logotipo Notícias Agrícolas

Os produtores de algodão da Região I de Mato Grosso do Sul têm até 2 de março para cadastrar as áreas cultivadas junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A exigência está prevista em resolução estadual e precisa ser cumprida dentro do prazo estabelecido.
A Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), entidade representativa do setor, reforça que o registro é obrigatório e alerta para a necessidade de atenção ao calendário, a fim de evitar penalidades.

A medida integra as ações de prevenção e controle do bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis, considerado a principal praga do algodão e de difícil manejo, com alto potencial de causar prejuízos à cultura.
De acordo com a norma, o cadastramento eletrônico deve ser feito em até 30 dias após o fim do calendário oficial de plantio. Na Região I, o prazo final para a semeadura se encerrou em 31 de janeiro, o que estabelece 2 de março como data limite para o registro das áreas.

O não cumprimento pode resultar na suspensão de incentivos fiscais e na aplicação das penalidades previstas na legislação estadual de defesa sanitária vegetal.

Normas fitossanitárias

Atualmente, Mato Grosso do Sul possui cerca de 30 mil hectares cultivados com algodão. Nesse contexto, o cumprimento das normas fitossanitárias é considerado essencial para garantir a sustentabilidade da produção e evitar prejuízos econômicos.

Além dos produtores rurais, concessionárias de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos também devem manter suas áreas livres de plantas que possam servir de abrigo ao bicudo.

O atendimento às regras é exigido para a emissão do Certificado de Destruição de Soqueira do Algodoeiro, documento necessário para assegurar o acesso aos incentivos fiscais.
 

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source