Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mapa lança próxima etapa de Zarc que vincula risco climático e manejo na soja

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dará início, em outubro, à próxima fase do projeto-piloto do Zoneamento Agrícola de Risco Climático em Níveis de Manejo (ZarcNM), que será focado na cultura da soja no Estado do Paraná.

O ZarcNM, desenvolvido pela Embrapa, inova ao considerar o nível de manejo agrícola de cada área para calcular o risco climático, diferenciando as propriedades com base na adoção de práticas sustentáveis e eficientes. O protocolo técnico classifica as áreas em quatro níveis (NM1 a NM4) conforme seis indicadores, que incluem teor de cálcio no solo, tempo sem revolvimento, cobertura com palhada e diversidade de cultivos.

Classificação e Subvenção Diferenciada

Para ter a área classificada, os produtores devem registrar um conjunto de dados no Sistema de Informações de Níveis de Manejo (SINM), incluindo o cadastro da área com geolocalização, informações de sensoriamento remoto e análises físicas e químicas do solo. A operação e o registro desses dados foram inicialmente realizados por usuários credenciados, como cooperativas, seguradoras e empresas de geotecnologia.

O projeto-piloto é um incentivo direto à sustentabilidade e destinará R$ 8 milhões em subvenção ao prêmio do seguro rural, exclusivamente para a soja no Paraná na safra 2025/2026.

Os produtores com áreas classificadas em níveis superiores de manejo poderão acessar percentuais diferenciados de subvenção, que podem chegar a até 35%, recompensando a qualidade e o histórico de gestão da propriedade.

A próxima etapa, marcada para 13 de outubro, consistirá no envio das propostas de seguro pelas seguradoras ao Mapa, validando as áreas que atenderam aos critérios técnicos da Embrapa e que foram registradas no SINM até o dia 10 de outubro.

THE MM Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source