Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tecnologias da Embrapa mostram como soja ampliou produção poupando área agrícola

Para demonstrar o impacto da ciência na produção de soja, ao longo das décadas, a Embrapa irá demonstrar didaticamente o efeito Poupa-Terra – conjunto de tecnologias capazes de elevar a produção sem a necessidade de ampliar a área cultivada – no Show Rural Coopavel, a ser realizado em Cascavel (PR), de 9 a 13 de fevereiro.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na década de 1970, por exemplo, a produtividade média da soja era de 1,487 quilos por hectare. A produtividade média da soja, em 1975, exigia 1 hectare para produzir 2 mil quilos.  Na década de 1980, graças ao avanço tecnológico, a mesma quantidade passou a ser produzida em aproximadamente 0,86 hectare. Nos anos 1990, a área necessária caiu para 0,68 hectare. Já nos anos 2000, bastava menos de meio hectare, e na década de 2020, apenas 0,44 ha.

“Se considerarmos a produção atual de soja no Brasil ao redor de 170 milhões de toneladas, caso fosse mantida a produtividade média da década de 1970, seria necessária uma área de produção em torno de 115 milhões de hectares. Na safra passada, a área nacional de soja foi de 47,6 milhões de ha. Ou seja, cerca de 67 milhões de hectares foram poupados para se obter a mesma produção”, destaca o analista Rogério Borges, da Embrapa Soja.

Além de demonstrar a redução da área necessária para produzir os mesmos volumes, a Embrapa também irá apresentar a evolução da produtividade ao longo do tempo. “Para alcançar hoje a produtividade média da década de 1970, é necessário menos da metade da área utilizada naquele período”, ressalta Borges. A proposta da demonstração é reforçar a importância da tecnologia no crescimento sustentável da agricultura brasileira”, conclui.

THE MM Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source