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Exportações de pescados ganha impulso com novo convênio firmado entre ApexBrasil e Abipesca

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) renovaram na quarta-feira (26) o convênio para o projeto setorial Brazilian Seafood, que apoia a internacionalização das empresas brasileiras do setor de pescados. A renovação, realizada em Brasília, marcou também o momento da comemoração do décimo aniversário da associação que representa a indústria brasileira de pescados e trabalha para fortalecer a cadeia produtiva e ampliar a competitividade do setor no mercado global.

Foto: Divulgação/OPR

Firmado em 2023, o convênio inicial entra agora em sua segunda fase, com vigência até 2027. A assinatura desta renovação prevê um investimento total de R$ 12 milhões, sendo R$ 6 milhões aportados pela ApexBrasil e R$ 6 milhões como contrapartida da Abipesca. Na fase anterior, foram investidos R$ 8,88 milhões, entre 2023 e 2025, que contribuíram para o melhor desempenho do setor nos últimos 15 anos. Na cerimônia de assinatura, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembrou que o Brasil produz, em média, 223 milhões de toneladas de pescados e defendeu o fortalecimento das políticas públicas para o setor. O valor deste convênio ainda é pouco diante do setor da economia, responsável por alimentar boa parte da população do mundo. Temos potencial para muito mais˜, disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Com o projeto setorial Brazilian Seafood, o Brasil registrou avanços significativos. Em 2010, as exportações somavam US$ 30 milhões, enquanto em 2024 atingiram US$ 150 milhões. Apesar do crescimento, a participação brasileira no mercado global ainda é modesta: representa aproximadamente 0,12% de um montante estimado em US$ 120 bilhões. Os números revelam o espaço para expansão. Segundo o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, este é um momento histórico para o setor. “Com o apoio da ApexBrasil, conseguimos resultados expressivos e o setor teve o melhor desempenho dos últimos 15 anos. Agora temos condições de avançar ainda mais. Nosso foco é consolidar a presença do pescado brasileiro em mercados estratégicos, como Estados Unidos e China˜, ressaltou.

Entre as ações previstas para este próximo ciclo, estão a participação em feiras internacionais, como a China Fisheries & Seafood Expo, além de iniciativas para ampliar o acesso a mercados estratégicos mapeados pela Agência.

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