Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Governo Federal articula abertura do mercado chileno para frigoríficos do Acre e Rondônia

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (30) o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, para discutir a abertura do mercado chileno aos frigoríficos dos estados do Acre e Rondônia. A agenda reforça o foco do Governo Federal em impulsionar o comércio exterior brasileiro, com atenção especial à Região Amazônica.

Exportações pela Rota Bioceânica

Durante o encontro, foram detalhadas ações estratégicas para otimizar o fluxo de exportações de carne suína e bovina do Acre. As medidas visam garantir mais agilidade, eficiência e segurança para as indústrias da região, e incluem:

  • O reforço da atuação do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
  • O sincronismo de operações entre a alfândega brasileira e a peruana.
  • A renovação de certificados sanitários para as empresas exportadoras.

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do trabalho conjunto para a presença internacional do Brasil. “Agora reforçamos as exportações pela rota bioceânica via Acre, com Chile, Peru e República Dominicana,” afirmou. O Acre possui uma localização estratégica, sendo o estado mais próximo do Porto de Chancay, no Peru. Essa posição é vista como crucial para fortalecer a conexão do Brasil com o Pacífico, facilitando o acesso a mercados como Chile e Peru, além de abrir portas para países da Ásia.

Missão à Ásia para Novas Habilitações

Photo: Map

Com o objetivo de expandir ainda mais as oportunidades, Fávaro confirmou que buscará a habilitação dos frigoríficos do Acre durante a próxima missão oficial à Ásia. Nos próximos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Fávaro e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, integram a missão à Indonésia (23 e 24 de outubro) e à Malásia (25 e 26 de outubro).

A comitiva participará de Fóruns Econômicos e da reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A expectativa é mapear novas oportunidades, discutir parcerias e investimentos, gerando potencial para o setor de proteína animal brasileiro na região. “Com a visita do presidente Lula à Malásia e à Indonésia, vamos buscar a habilitação dos frigoríficos do Acre, ampliando ainda mais a relação comercial do Brasil com o mundo”, pontuou Fávaro.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou o compromisso com os produtores amazônicos e mencionou a liderança de Fávaro na abertura de novos mercados. “O ministro já abriu mais de 440 mercados no mundo e segue liderando essa missão,” concluiu. O esforço conjunto mira, além do Chile, o fortalecimento das exportações brasileiras em outras rotas consideradas cruciais.

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Northern Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source