Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Especialistas treinam fiscais e estudantes para identificar fungo da ferrugem asiática da soja

Identificar corretamente o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja, uma das doenças mais severas e de maior impacto econômico na cultura, foi o foco do workshop promovido na quinta-feira (25) pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O treinamento reuniu fiscais estaduais agropecuários do Departamento de Defesa Vegetal (DDV) e estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira do programa. A atividade integra as ações do Programa Monitora Ferrugem RS, iniciativa que atua no acompanhamento e prevenção da doença no estado.

Coordenado pela pesquisadora do DDPA Andréia Mara Rotta de Oliveira e conduzido pela professora Caroline Wesp Guterres, do Departamento de Fitossanidade da UFRGS, o workshop combinou teoria e prática. Os participantes receberam informações detalhadas sobre as características do patógeno, com ênfase na diferenciação em relação a outros fungos que atacam a soja. Em seguida, realizaram atividades práticas de identificação no laboratório de Fitopatologia do DDPA.

Segundo Andréia, o objetivo foi preparar os profissionais e futuros agrônomos para reconhecer rapidamente os primeiros sinais da ferrugem asiática, contribuindo para a eficácia das ações de monitoramento. O início oficial das atividades de campo do Programa Monitora Ferrugem RS está previsto para 6 de outubro.

THE MM Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source