Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mato Grosso proposes Green Passport to track and ensure the sustainability of beef

Mato Grosso pode dar um passo decisivo rumo à pecuária de baixo impacto ambiental. O governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1145/2025, que institui o Passaporte Verde, um programa de rastreabilidade e monitoramento da cadeia produtiva de bovinos e bubalinos, da fazenda ao frigorífico. A proposta aguarda o cumprimento de cinco sessões de pauta para o recebimento de emendas antes de ser analisada pelas comissões parlamentares.

O objetivo central é estabelecer uma política permanente de sustentabilidade para a pecuária mato-grossense, aliando avanço econômico, conservação ambiental e segurança jurídica para os produtores. Para isso, o PL incorpora ferramentas como o Passaporte Verde e o programa Carne de Mato Grosso, que funcionará como um selo de qualidade e sustentabilidade da carne produzida no estado.

Foto: Everton Queiroz

A proposta foi construída em conjunto pelo Governo de Mato Grosso, o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e representantes do setor produtivo. “Essa iniciativa busca consolidar a imagem do estado nos mercados nacional e internacional, ao mesmo tempo em que promove o crescimento com responsabilidade ambiental e proteção da biodiversidade”, afirma o presidente do Imac, Caio Penido.

O texto do projeto também prevê incentivos à regularização ambiental voluntária, ampliação dos mecanismos de monitoramento da produção e estímulo à comercialização em mercados de alto valor agregado. Com isso, espera-se criar um ciclo virtuoso entre produção sustentável e retorno econômico.

Um dos pilares da proposta é a implantação gradual do Passaporte Verde, até que toda a cadeia esteja sob monitoramento.

Além disso, o PL também propõe a criação do Programa de Reinserção e Monitoramento (Prem), voltado a produtores que tenham pendências ambientais. Gerido pelo Imac, o Prem oferecerá diagnóstico, consultoria técnica e acompanhamento contínuo para regeneração de áreas desmatadas de forma irregular, permitindo que essas propriedades retornem ao mercado enquanto avançam na regularização. “O Passaporte Verde representa um avanço significativo. Mato Grosso assume, mais uma vez, o protagonismo ao desenvolver soluções que aliam sustentabilidade, rastreabilidade e competitividade”, destaca Penido.

A proposta reforça a ambição do estado de liderar a agenda da sustentabilidade na pecuária nacional, com uma política pública estruturada para garantir que a produção de carne esteja alinhada às exigências socioambientais do presente e do futuro.

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source