Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Demanda externa impulsiona embarques de milho

As exportações brasileiras de milho se intensificaram em setembro, com o volume escoado na parcial do mês já superando em 3% o total do mesmo período de 2024.

Segundo pesquisadores do Cepea, a melhora no ritmo de embarque se deve a negócios feitos antecipadamente, tendo em vista que a liquidez nos portos está mais lenta.

Por sua vez, pesquisadores do Cepea explicam que a lentidão nos portos se deve ao fato de os preços em Paranaguá (PR) e em Santos (SP) estarem operando bem próximos aos praticados no mercado nacional, reduzindo, portanto, o interesse de vendedores em novas efetivações para exportação.

De acordo com dados da Secex, as exportações em setembro (parcial, considerando-se os primeiros 20 dias úteis) somaram 6,6 milhões de toneladas, acima do volume registrado no mesmo mês do ano passado.

Na safra 2024/25 (de fevereiro/25 a parcial de setembro/25), os embarques totalizam 18,8 milhões de toneladas, 4% abaixo do volume escoado no mesmo período de 2024.

Para as próximas semanas, pesquisadores do Cepea indicam que o ritmo de embarques pode voltar a diminuir. Isso porque o cereal brasileiro deve enfrentar uma forte competição com a entrada da safra recorde do Estados Unidos.

THE MM Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source