Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Imea estima aumento no plantio de milho em Mato Grosso, mas produção menor

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que o Mato Grosso deverá plantar 7,39 milhões de hectares com milho na safra 2025/26, o que representaria um aumento de 1,83% ante a temporada 2024/25. 

“A expansão no campo de cultivo é impulsionada pela maior demanda interna do cereal, que sustenta a valorização dos preços e incentiva o produtor a ampliar sua área agrícola”, explicam os técnicos do Imea. 

Por outro lado, a publicação destaca que “o cenário de custos de produção mais elevados, especialmente dos insumos, impõe uma maior cautela na tomada de decisão, limitando a maior expansão na área cultivada”. 

Olhando para a produtividade, o Instituto utilizou como metodologia médias históricas, apontando um rendimento que corresponde à média das últimas três safras, que resultou em 116,61 sacas por hectare, uma redução de 6,70% em relação ao último ciclo. 

“Essa retração é motivada pelo resultado recorde obtido na safra 24/25, assim, as projeções da temporada retornam às médias históricas”, aponta o relatório. 

Diante disso, a produção da safra 2025/26 ficou estimada em 51,72 milhões de toneladas, redução de 8,38% quando comparada à safra passada. 

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source