![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que o Mato Grosso deverá plantar 7,39 milhões de hectares com milho na safra 2025/26, o que representaria um aumento de 1,83% ante a temporada 2024/25.
“A expansão no campo de cultivo é impulsionada pela maior demanda interna do cereal, que sustenta a valorização dos preços e incentiva o produtor a ampliar sua área agrícola”, explicam os técnicos do Imea.
Por outro lado, a publicação destaca que “o cenário de custos de produção mais elevados, especialmente dos insumos, impõe uma maior cautela na tomada de decisão, limitando a maior expansão na área cultivada”.
Olhando para a produtividade, o Instituto utilizou como metodologia médias históricas, apontando um rendimento que corresponde à média das últimas três safras, que resultou em 116,61 sacas por hectare, uma redução de 6,70% em relação ao último ciclo.
“Essa retração é motivada pelo resultado recorde obtido na safra 24/25, assim, as projeções da temporada retornam às médias históricas”, aponta o relatório.
Diante disso, a produção da safra 2025/26 ficou estimada em 51,72 milhões de toneladas, redução de 8,38% quando comparada à safra passada.
