Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT

Produtores de soja da região leste de Mato Grosso relatam que a irregularidade climática e o surgimento precoce de pragas estão entre os principais desafios da safra 2025/26, com impactos no desenvolvimento inicial das lavouras e na previsão de colheita.

O 12º episódio da série “MT Clima e Mercado”, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), documentou as condições das lavouras nos municípios de São José do Xingu e Porto Alegre do Norte. Além dos fatores climáticos, os agricultores demonstraram preocupação com a capacidade de armazenamento e a logística para o escoamento da produção.

Em Porto Alegre do Norte, o produtor Guilherme Resende Cruvinel afirmou que veranicos (períodos de estiagem) nas primeiras semanas após o plantio, realizado em setembro, comprometeram o desenvolvimento da soja. “Com certeza interferiu um pouco [no potencial produtivo]”, avaliou. Ele também destacou o gargalo logístico da região. “A região ainda tem um gargalo de armazéns, o que vai dificultar e será uma preocupação na hora da colheita”, pontuou.

Reginaldo Brunetta, delegado coordenador do Núcleo Araguaia Xingu, observou que o clima mais seco antecipou a incidência de pragas da soja como mosca-branca e percevejo, principalmente nas áreas plantadas mais cedo.

Em São José do Xingu, o produtor Douglas Michels relatou que a instabilidade das chuvas levou à necessidade de replantio em aproximadamente 400 hectares de sua propriedade. “Tivemos algumas áreas de replantio e alguns problemas de estande”, explicou. Michels também apontou a mosca-branca como uma das principais preocupações para o restante da safra.

 

A série segue nesta quarta-feira (17) pelos municípios de Querência, Água Boa e Nova Xavantina para monitorar as condições das lavouras em diferentes regiões do estado.

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source