Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Chuvas fortes e risco de granizo: Inmet alerta Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Acre, Amazonas e Espírito Santo

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (23), dois alertas que atingem diversas regiões do país, com destaque para o Mato Grosso, além de Minas Gerais, Goiás, Acre, Amazonas, Espírito Santo e o Distrito Federal. As previsões indicam chuvas fortes, risco de granizo e ventos intensos até a manhã de quarta-feira (24).

O primeiro aviso é de tempestade, classificado como de perigo potencial. Ele está em vigor desde as 9h40 desta terça-feira e segue até as 10h de amanhã. A previsão aponta para chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet também alerta para risco de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e estragos em plantações.

Entre as áreas atingidas, estão diversas regiões de Mato Grosso, como o Centro-Sul, Nordeste, Norte e Sudoeste do estado, além de municípios de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Bahia e o Distrito Federal.

O segundo aviso é de chuvas intensas, com grau de perigo. Ele começou às 9h30 desta terça e é válido até as 9h de quarta-feira. Nesse caso, a previsão indica chuvas de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

Esse aviso atinge principalmente áreas do Amazonas e do Acre, incluindo o Vale do Juruá e o Vale do Acre.

O Inmet orienta a população a evitar sair durante o mau tempo, buscar locais seguros e não se abrigar debaixo de árvores ou postes de energia. Em caso de emergência, recomenda-se acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. 
 

THE MM Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source